quinta-feira, 2 de março de 2017

Tudo é questão de confiança



Com certeza você já ouviu a expressão “tudo é questão de confiança”. E adquirir a confiança de alguém leva tempo. Confiar significa entregar, incumbir, dar a alguém a responsabilidade de alguém ou de algo.

Esta semana eu assisti ao filme “A Grande Muralha”, o primeiro filme de língua inglesa dirigido por Yimou Zhang, e tem o ator Matt Damon como um dos protagonistas. Ele é um mercenário que, juntamente com o amigo Tovar, interpretado pelo ator Pedro Pascal, saem pela China em busca de um pó negro, feito de pólvora e que tem um enorme potencial explosivo.

O filme épico não conta muito da história do século XV, mas foca nos mistérios escondidos por trás da “Grande Muralha” da China que levou mais de 1.700 anos para ser construída e tem mais de 8 mil quilômetros de comprimento. Um monumento construído para proteger os reinados chineses de criaturas poderosas.

Nessa busca, os dois amigos se deparam com princípios já esquecidos por eles, como a luta, a força de um povo, a união e principalmente a confiança. E foi justamente a confiança no mercenário interpretado por Matt Damon, em querer lutar pelos chineses e se redimir da intenção de estar ali diante da Grande Muralha apenas para roubar, que fez com que o exército chinês vencesse as criaturas misteriosas “os mongols”.

Foi a confiança em um mercenário habilidoso com seu arco e flecha que levou o exército Chinês a vencer criaturas fortes e consideradas imortais.

Confiar em alguém requer disposição em conhecer o outro. Conviver, tornar-se amigo. Muita gente utiliza a linguagem corporal para tornar-se confiante – cabeça, ombros, olhar, postura, sorriso...mas isso pode ser treinado, estudado, prefiro a confiança que sai do coração, da pureza do olhar e da dignidade do ser humano.

A confiança parte de dentro pra fora. É da alma. Como diz Thomas Atkinson “o mais importante para o homem é crer em si mesmo. Sem esta confiança em seus recursos, em sua inteligência, em sua energia, ninguém alcança o triunfo a que aspira.” E para você ser alguém confiante, é preciso, primeiramente, confiar em si mesmo.

Ao longo dos anos, eu tive algumas experiências em que a confiança em algumas pessoas foi destruída pela mentira, pela falsidade e até mesmo pela inveja. E mesmo assim, ainda não deixei de confiar, de querer ter ao meu lado pessoas em quem eu possa confiar. Acho que isso vem de mim, da minha personalidade. É questão de acreditar, de ter fé no ser humano, na amizade e em sentimentos verdadeiros. E, principalmente, sinceros.

E não tem nada melhor do que estar ao lado de pessoas em que você possa acreditar e confiar! E que lhe inspire também a ser alguém de confiança.

Espero sempre que possamos confiar e transmitir confiança. Que seja recíproca a amizade e a sinceridade. Que os laços construídos sejam sólidos e permaneçam na eternidade como a "Grande Muralha" da China.

*imagem de internet